VI Colóquio Platônico
Politeía, VI

 

ARAÚJO, Carolina de Melo Bomfim
Presbeíai kaì dynámeis hypérkhontos: sobre a relação entre bem e ser
Professor Adjunto III de História da Filosofia Antiga no Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O sexto livro da República de Platão revela que o caminho mais longo (makrotéra kaì pleíon hodòs – 435d2) que Sócrates trilhara no confronto com as três ondas do riso é na verdade um contorno (makrotéra eíe períodos – 504b2), uma recuperação do que ficou de fora (apoleîpon – 504c1) segundo a noção de que nada é medida se for incompleto (atelès gàr oudèn oudenòs métron – 504c2-3). As noções de circularidade e completude marcam o propósito de se alcançar um télos, de se conduzir o aprendizado superior ao fim (toû megístou te kaì málista prosékontos mathématos epì télos oúpote héxei – 504d2-3), que tem como objeto a ideia de bem (he toû agathoû idéa mégiston máthema - 505a2).
O propósito deste trabalho é investigar a ideia de bem em duas etapas. Primeiramente trata-se de analisar a apresentação do privilégio do bem sobre as demais ideias no argumento que se estende de 505a2 a 506b1, que tem como princípio que a ninguém basta obter aparências do bem, buscando o seu ser (agathà dè oudení éti arkeî ta dokoûnta ktâsthai, allá tà ónta zetoûsin – 505d7-8) e que conclui pela necessidade do conhecimento do bem para o conhecimento suficiente de tudo o mais (manteúomai dè medéna autà próteron gnósesthai hikanôs – 506a6-7). Se levarmos em conta o problema da utilidade do bem em consonância com a necessária reunião entre essência e aparência que ele propõe, podemos chegar a uma hipótese consistente acerca do tipo de anterioridade que essa entidade implica. Alcançado este patamar, passamos a investigar o modo como o símile do Sol, que pretende expor por imagem o status ontológico do bem, apresenta uma entidade que antecede a relação entre agente e paciente da visão, explicando não só o seu impossível falseamento, como uma determinada causalidade teleológica. A partir dessa estrutura onto-teleológica, pretendemos concluir sobre a relação entre bem e ser, expressa no famoso bordão epékeina tês ousías, como algo a ser compreendido na estrita circunstância de superioridade em nobreza e poder (presbeíai kaì dunámeis hypérkhontos, 509b8-9).

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ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó
“A necessidade de Diomedes” e a coerção da maioria em República VI, 493d
Professor Adjunto IV de Língua e Literatura Grega da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

O objetivo deste comentário pontual é investigar o sentido e a origem da expressão proverbial “a necessidade de Diomedes” (he Diomédeia anánke) – que provavelmente remete ao episódio, situado na Pequena Ilíada, do roubo do Palládion por Diomedes, a tentativa de Ulisses de matá-lo, e a reação de Diomedes que se antecipa, o amarra e obriga-o a caminhar sob golpes de espada (Hesychius delta 1881; Pausanias, Att. delta 14; Conon FGrHist. 26F 1.34; Adam, J., Comentário a Resp. VI, 493d) – e o seu uso por Platão, nesta passagem do livro VI da República, como imagem para a coerção exercida pela maioria (ou multidão, hoi polloí) sobre aquele que – “apresentando um poema ou uma outra obra pública ou um serviço à cidade” – se submete, além do que é necessário, ao juízo ou gosto daquela.

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BOERI, Marcelo Diego
Dialéctica, pensamiento ‘intuitivo’ y ‘discursivo’ en República, VI
Profesor de Filosofía Antigua en la Facultad de Filosofía y Humanidades de la Universidad Alberto Hurtado, Chile

En la historia de la interpretación de República VI ha habido cierto consenso entre los estudiosos en cuanto a la posibilidad de distinguir entre conocimiento 'intuitivo' (nóesis) e 'discursivo' (diánoia) en la sección superior de la línea dividida (509d2: tò mèn noetoû génous te kaì typou; 510a9: tò gnostón). En las últimas décadas ese enfoque ha sido seriamente puesto en duda; algunos estudiosos de Platón (Baltzly y Trabattoni entre otros) han argumentado que no hay una diferencia esencial entre la nóesis como una especie de diánoia), y se han inclinado por la interpretación proposicional más que intuitiva del conocimiento en República.
En mi presentación me propongo discutir un breve pasage introductorio de Rep. VI (487b-d), en el que Adimanto se queja del método socrático (platónico) de preguntas y respuestas y sugiere que dicho método se parece a un juego de palabras (dando a entender que no es muy diferente de las prácticas sofísticas). El pasaje es relevante, a mi juicio, como paso previo de los tipos de conocimiento noético que se discuten más tarde en la línea dividida. Me propongo sugerir una lectura de algunos pasajes (centrados en el segmento superior de la línea dividida) que enfatice la posibilidad de entender la supuesta diferencia entre pensamiento intuitivo y discursivo no como radicalmente antitética, sino más bien complementaria.

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BOLZANI FILHO, Roberto
O conhecimento e a formação do filósofo: o que é conhecer a natureza do real?
Professor Doutor de História da Filosofia Antiga no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

A elaboração da figura do filósofo, da natureza filosófica que deve governar a cidade, leva Platão a estabelecer uma relação profunda entre Metafísica e Ética, como se pode observar nas afirmações de Sócrates: “Aquele, Adimanto, que tem seu pensamento verdadeiramente voltado para os seres... vendo e contemplando objetos ordenados e imutáveis que, entre si, nem cometem nem sofrem injustiças e se mantêm todos em ordem e segundo a razão, tenta imitá-los e assemelhar-se a eles... Assim o filósofo, convivendo com o que é divino e ordenado, torna-se ordenado e divino na medida do possível para um homem” (500b-d).
Pretendo levantar algumas questões, a partir dessa passagem: 1. Em que sentido seres “ordenados e imutáveis” podem ser ditos “nem cometer nem sofrer injustiças”? Como uma característica ontológica pode fundamentar ou mesmo apenas relacionar-se a uma característica moral? 2. Como se dá a “imitação”, pelo filósofo, de tais seres? Teremos aí um significado tradicional para esse termo, sem que isso nos leve a uma contradição com as críticas que o mesmo recebe no diálogo? 3. Se tal “imitação” significa que o filósofo adquire as características do real imitado ao “conviver” com ele, como isso se relaciona à tese de que o filósofo “conhece” tal realidade? O que, nesse caso, quer dizer “conhecer”? Mais do que apresentar repostas definitivas a tais questões, proponho-me a destacar sua importância no projeto de A República como um todo, bem como as dificuldades aí envolvidas.

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BRANDÃO, Jacyntho José Lins
Analogía e diégesis no livro VI da República
Professor Titular de Língua e Literatura Grega na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

O livro VI da República desenvolve sua argumentação sobre a natureza e as condições de sobrevivência do filósofo nas cidades históricas propondo algumas alegorias inspiradas da poesia grega, tais como a do estado como uma nau comandada por um mau comandante e a do bem como um sol. Essas alegorias são apresentadas como pequenas narrativas que se servem dos recursos literários recomendados pelo diálogo nos livros II e III em sua avaliação sobre a poesia grega tradicional, em particular a dos poemas homéricos e de Hesíodo.
Em meu estudo proponho um exame literário das narrativas do livro VI visando a um confronto com a teoria poética de todo o diálogo.

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BUTTI DE LIMA, Paulo
Meteoroléskhes: o lugar do filósofo e de seu discurso
Professore Associato di Storia del Pensiero Político Clássico presso la Facoltà di Lettere e Filosofia dell’ Università di Bari, Itália

Contrariamente ao que foi afirmado, a imagem do navio e de seu piloto, no livro VI da República (488 a - 489 b), não é simplesmente uma referência ao caráter prático da atividade de governo do filósofo, a última no diálogo, antes da análise filosófica do processo de conhecimento. Ao contrário, esta é a única imagem que permite a Platão estabelecer que o conhecimento do governante no comando da cidade corresponde, diretamente, ao conhecimento filosófico. Ou ainda, que a sabedoria do governante, e da cidade em seu todo, como mencionada no livro IV, é a mesma do verdadeiro filósofo.
Pretende-se aqui aprofundar alguns aspectos desta imagem. Trata-se de uma composição de duas imagens autônomas, a do navio e a do astrônomo, independentemente utilizadas por Platão em outros diálogos, como o Teeteto e o Político? É a partir desta imagem que se apresenta, em seguida, a imagem do “olho da alma”, destinada a um papel central na análise dos processos de conhecimento? E qual o lugar da observação filosófica: no alto, sem que o observador seja ofuscado pela luz e sem que ele sinta as vertigens da altura, ou em baixo, junto aos demais cidadãos, com o olhar dirigido para os astros ou para a luz fora da caverna?

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CORRÊA, Paula da Cunha
A alegoria da nau do estado na tradição poética e em República VI
Professora Associada de Língua e Literatura Grega no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Brasil

Na alegoria da nau do estado proposta por a Adimanto em República, VI, 488a-489d, Sócrates tematiza a acusação de inutilidade contra a filosofia em função de um antigo tópos literário que remonta a Arquíloco de Paros e teria já extensa fortuna à época de Platão. A referida passagem também evoca o poeta elegíaco e coral Simônides de Céos, que, assim como Arquíloco, já havia sido citado na República. Neste estudo desenvolverei uma análise literária dessa alegoria a partir da comparação dos recursos do jambo com a narrativa simples proposta anteriormente no diálogo.

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COSTA, Admar Almeida da
Ação e percurso da dialética na República de Platão
Professor Adjunto III de História da Filosofia Antiga no Departamento de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil

Ao chegarmos ao livro VI da República, sentimos ainda o efeito da maior e mais perigosa das três ondas anunciadas no livro V e que quase fez naufragar a discussão sobre o rei-filósofo. Desafiado agora a provar que tal filósofo não é nem perverso nem inútil, Sócrates identifica-o com “um perfeito guerreiro” (503b-5) capaz de vencer o medo e a inclinação ao prazer e, além disso, suportar o estudo da mais elevada das ciências, a ideia de bem. O bem é a finalidade da busca pelo saber, mas sua definição acarreta sérias dificuldades, o que leva Sócrates a negar a seus interlocutores uma exposição nos moldes daquela apresentada sobre a justiça e o belo. Esquivando-se de falar sobre o bem em si, Sócrates oferece-nos uma imagem sobre o filho do bem, o Sol, que seria muito semelhante ao pai, ao dizer que “é o Sol, filho do bem, que o bem gerou à sua semelhança, o qual o bem é, no mundo inteligível, em relação à inteligência e ao inteligível, o mesmo que o Sol no mundo visível em relação à vista e ao visível” (508b-c). Apesar da recusa em falar do bem em si, Sócrates esclarece que o acesso ao bem depende do poder da dialética e da disposição do verdadeiro dialético em percorrer um longo caminho de subida e descida em sua direção, o que motiva algumas questões. Em primeiro lugar, é preciso saber que tipo de saber dialético é compatível com a expectativa socrática, nessa altura da República, e se tal saber é o mesmo que Sócrates e seus principais interlocutores já vêm praticando desde o livro I. Por outro lado, diante de dois caminhos, um mais longo e outro mais curto, qual a razão de seguir pelo atalho, apresentando-nos uma exposição imagética do bem, no lugar de sua definição dialética? Compreendendo a dialética como um poder que se mostra a partir do seu próprio exercício no diálogo em questão, buscaremos conectar as práticas dialéticas de perguntar e responder, de dividir e reunir “segundo a espécie” (kat’ eíde), da apreensão do bem e, desse modo, favorecer uma comprensão da ideia de bem como dependente do contexto da República como um todo, e dos livros V, VI e VII em especial.

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COSTA, Ivana
¿Quién quiere casarse con la filosofía? - La filosofía como epíkleros en República VI y las metáforas de la exclusión social en los diálogos platónicos
Docente de História de la Filosofía Antígua en la Faculdad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, Argentina

En un apasionante pasaje de República VI, allí donde Sócrates debe defender la condición del filósofo para el buen gobierno de la pólis sana, Platón compara a la filosofía con una "doncella huérfana" (epíkleros) con la que no quiere casarse ninguno de sus parientes cercanos, a quienes corresponde hacerlo por ley. En este mismo libro se emplean otras metáforas de la exclusión social (los marineros ruines que desconocen la autoridad del capitán grande y lerdo; el esclavo que, por un azar favorable, se casa con la hija de su patrón). En otros diálogos aparecen otras comparaciones con otros tantos lugares sociales desaprobados o menospreciados (en el Timeo, de hecho, el tipo de saber con el que captamos el “espacio” se denomina "razonamiento bastardo").
La "interpretación salvaje" y más inmediata de estas comparaciones apunta a las simpatías aristocráticas de Platón. Pero mediante un estudio más atento a la forma y al uso específico de cada una de estas metáforas de República VI procuraremos si no salir de este lugar común, al menos dotarlo de matices más significativos para nuestra comprensión del diálogo.

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FLORES-JÚNIOR, Olimar
Imagens do filósofo, imagens da filosofia: Platão e Diógenes de Sínope
Professor Assistente IV de Língua e Literatura Grega na Faculdade de Letras da Universidade Federal de
Minas Gerais, Brasil

Na República, depois de tentar conciliar, no final do livro V (473c e ss.), saber e poder (a maior das três vagas de objeções, a instituição do rei-filósofo), Platão se empenha em mostrar o que define os que são filósofos e os que não são (hoi philósophoi kaì hoi mé, 484a), tema que dominará todo o livro VI.
O presente trabalho, examinando a investigação que a partir daí é posta em marcha por Sócrates e Gláucon, visa testar a possibilidade da comparação, no interior da tradição socrática, entre as ideias de Platão e aquelas atribuídas a Diógenes de Sínope (ou ao movimento cínico lato sensu), a respeito da relação entre filosofia e mando político. Se há pontos de contato entre as duas doutrinas - a recusa da servilidade, por exemplo -, há que se marcar oposições fundamentais: para o primeiro, o governante da cidade ideal depende de uma alma filósofa (psykhè philósophos) que se manifestará, desde a mais tenra idade (néou óntos), justa e doce (díkaia te kai hémeros) e de forma alguma não sociável ou selvagem (duskoi nónetos è ágria; Resp. VI 486b). Para o segundo, a tradição parece ter sedimentado a imagem de um homem comum (idiótes) convertido à simplicidade do manto e da sacola, que assume por escolha uma conduta em tudo inteiramente bestial e selvagem (hólos therióde tà pánta kài ágria) e insociável (akoinónetos; Luciano, Vitarum auctio 10), mas que afirma saber (epístamai) governar os homens (antrópon árkhein; Estobeu III 3, 52) e ser um cidadão do mundo (kosmopolítes; D. L. VI 63). Pretende-se, enfim, através dessa comparação, marcar a originalidade de cada projeto, que o fundo comum de onde emergem põe em evidência.

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FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho
A estrela na poça d’ água
Professor Titular de História da Filosofia Antiga no Departamento de Filosofia da Universidade de Campinas e de Filosofia Política no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo

Esta exposição examina a construção do tipo de governante proposto para a cidade planejada. É possível reconhecer, nesse perfil, a triagem operada por Platão nos atributos de personagens épicos, recolhendo os componentes positivos e afastando os elementos espúrios dessas matrizes poéticas. Espera-se que esse exame evidencie o modo como Platão construiu, meticulosamente, o protótipo real dos soberanos da República, mediante uma dialética que apreende a contradição constitutiva do governante, exposta a partir do recorte operado nas figuras de heróis opostos, personagens estes verossímeis em sua inteireza e, nessa medida, concernentes ao mundo fenomênico, referidos a imagens profundamente enraizadas na cultura grega. Podemos constatar, portanto, que os procedimentos construtivos mobilizados na República são rigorosamente ideais, reportando-se, de modo sintético, ao plano racional e ao efetivo, com a posição do conceito dependendo essencialmente dessa passagem de um campo para o outro. Dessa perspectiva serão consideradas também as proposições referentes à célebre passagem sobre a “linha”. O título da comunicação diz respeito ao transito possível entre os níveis de saber ― do plano ideal ao empírico, do sol à sua imagem ― posição solidária com o projeto de intervenção demiúrgica na política.

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GIOIA, Flavia G
A propósito de didónai lógon en República VI
Doutoranda em Filosofía Antígua en el Instituto de Filosofía de la Universidad Buenos Aires, Argentina

La expresión didónai lógon cumple un papel preponderante en la filosofía platónica. Platón la utiliza a lo largo de todo el corpus. Entre sus apariciones más relevantes se destacan las de República, que si bien han sido detenidamente analizada por los especialistas, siguen mereciendo ser examinadas, como tantos otros pasajes de la obra de Platón. En este trabajo intentaré dilucidar la significación de esta expresión tan cara a Platón tal como la encontramos especialmente en Rep. VI, 510c-d. Con tal fin tendré en cuenta tanto el contexto en que se inserta como su relación con los conocidos pasajes afines del libro VII -531e y 534b- además de sus antecedentes en el marco de la segunda navegación del Fedón, sin dejar de lado las discusiones actuales acerca de la concepción platónica de la filosofía y el carácter intuitivo o discursivo de la dialéctica. Por otra parte, llevaré a cabo mi investigación sobre la base del establecimiento, en los primeros diálogos y en los de transición, de un verdadero dialégesthai que, en contraposición con la erística, busca ofrecer un discurso consistente, que tienda a aprehender la verdad al exhibir el modo de ser de cada cosa para sí y para otros.

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HADDAD, Alice Bitencourt
A visão sensível como imagem para a visão dos inteligíveis
Professor Adjunto II de História da Filosofia Antiga no Departamento de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Sócrates (a partir de 506e), dizendo-se incapaz de falar sobre o Bem, preferindo, então, falar sobre o que há de mais semelhante a ele, seu descendente ou filho (éngonos), traz uma exposição sobre as ideias e sobre a possibilidade de elas serem pensadas e conhecidas calcada na visão sensível. O que nos ocorre como uma questão, e que pretendemos explorar, é se podemos encontrar no texto de Platão uma teoria da percepção, especificamente da visão, que forneça os elementos convenientes ao filósofo para sua defesa da cognoscibilidade das ideias. Em última instância, será que outras interpretações sobre como se dá a visão serviriam à explanação de Sócrates no livro VI?

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HIRSCH, Antonio Carlos Luz
As esperanças impossíveis dos políticos e a bela esperança do filósofo, uma reflexão sobre a natureza política da filosofia
Pesquisador do Programa de Estudos em Filosofia Antiga da Univesidade Federal do Rio de Janeiro

O Livro VI de Politeía inicia a explicação da maneira como vem a ser possível o conhecimento filosófico precisamente se referindo a uma noção que foi banida do vocabulário da epistemologia e das análises do conhecimento em Platão. Tenho em mente a noção expressa pelo termo elpís, tradicionalmente traduzido como “esperança”. As duas ocorrências de elpís no primeiro segmento do Livro VI salientam o tratamento político que Platão dedica à questão. Como nexo entre desejo e ação, elpís permeia duas maneiras distintas de organização da pólis, uma injusta e a outra justa. A ambiguidade com que Platão aborda o tema e a tentativa de precisar a elpís que move o filósofo constituem um momento oportuno para uma reflexão sobre a natureza do conhecimento filosófico, objeto premente do núcleo do diálogo.

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HOLLANDA, Luisa Severo Buarque de
As calúnias contra a Filosofia
Professora de História da Filosofia Antiga no Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

No passo 487b do sexto livro da República, Adimanto interrompe a fala de Sócrates com uma espécie de desafio, exposto, grosso modo, da seguinte forma: os fatos mostram que os que se dedicaram à filosofia quando eram novos, e persistiram nesses estudos, tornaram-se, ou bem perversos, ou bem inúteis para a cidade; seria possível defender a filosofia de tal acusação? Ora, as duas acusações apontadas por Adimanto, a saber, a de inutilidade e a de perversidade, podem ser utilizadas, não por acaso, para resumir as características do Sócrates de As Nuvens. A presente comunicação visa a desenvolver algumas possíveis relações entre a famosa comédia de Aristófanes e a defesa socrática que se segue ao desafio de Adimanto, detalhadamente desenvolvida ao longo de boa parte do Livro VI.

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JATOBÁ, Maria do Socorro
A educação do Rei-Filósofo, a divisão dos desejos e a teoria das Formas no Livro VI da República
Professor Adjunto I do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas

Após concluir a arquitetura da segunda pólis e anunciar que a única possibilidade de mantê-la justa consistiria na união entre o poder político e a filosofia, ou seja, que o filósofo seja o rei (livro V), Sócrates, no Livro VI, discute a educação do Rei-Filósofo enquanto amante da sabedoria, portanto das coisas difíceis, capaz de respeitar as leis e ignorar os interesses pessoais. O presente trabalho pretende discutir as relações entre filosofia, política e epistemologia e suas implicações na elaboração do argumento da Linha dividida.

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LOPES, Antonio Orlando de Oliveira Dourado
A nomeação de alétheia em República, VI
Professor Adjunto II de Língua e Literatura Grega na Faculdade de Letras da Universidade Federal
de Minas Gerais

Os diálogos platônicos referem-se à verdade com o substantivo alétheia, com os adjetivos alethés e alethinós e com o verbo aletheúo. Os motivos dessa variação de formas da família aleth- não são patentes, não revelando de saída se obedecem ou não a algum programa terminológico específico (como seria o caso se algum interlocutor dos diálogos se tivesse referido em algum momento com clareza às suas escolhas quanto a estes termos). Ao oferecer-nos uma pluralidade de tons e estilos de discurso, a natureza 'mimética' dos diálogos tende a tornar opacos esses critérios, apresentando-os já combinados com uma rica plurivocidade. A multiplicação da quantidade de formas gramaticais da família aléth- pela variedade dos personagens dos diálogos nos deixa com uma quantidade de variáveis difícil de ser equacionada.
Concentro meu estudo na alternância entre a forma neutra adjetiva alethés (plural: alethê) e o substantivo (sempre no singular em Platão) alétheia, salientando, nos empregos da primeira, a importância do uso platônico de adjetivos neutros com valor substantivado, assim como, nos usos do substantivo alétheia, a possível alusão a uma personificação de caráter mitologizante.

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MARQUES, Marcelo Pimenta
O filho do Bem
Professor Associado II de História da Filosofia Antiga no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

A comunicação retoma a discussão do uso de imagens na exposição sobre a dialética no livro VI, em particular na reflexão sobre o bem (505b-509c). Extraímos as questões que dirigem nossa pesquisa do próprio contexto argumentativo, que parte da denúncia da insuficiência das aparências (tà dokoûnta) perante a efetividade das coisas boas (tà agathá – tà ónta) (505d5-9). Que concepção teórica da imagem está em jogo que permite justamente uma crítica radical da mesma enquanto aparição pré-reflexiva, mas que, por outro lado, conta com ela como análogon privilegiado do inteligível (506e3-7 – filho do bem – ékgonós toû agathoû)? Que dimensões da metáfora visual são legítimas, quais os seus limites? Em que medida a imagem é capaz de articular prazer e conhecimento, opinião e ciência, retórica e dialética?

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MESTI, Diogo Norberto
A eikón do bem como um aprimoramento do eídolon da justiça
Doutorando em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais

O objetivo deste trabalho é questionar se o tratamento epistêmico dado a eikón da ideia do bem pode ser estendido ao eídolon da justiça, como se, nas palavras de Desclos (2000), a eikón e o eídolon “fossem próximos”, epistemologicamente próximos. Neste sentido, a proposta deste trabalho é descobrir um papel positivo para o eídolon distanciando-o do caráter epistêmico; isto porque a eikón do bem é um aprimoramento epistêmico da pesquisa que atingiu um esboço das virtudes no livro IV da República, onde o resultado chegou a um eídolon da justiça ligado ao sonho. Por isso, será aprofundada a diferença entre o sonho dos eídola e a cientificidade das eikónes no livro VI da República de Platão.

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MESQUITA, António Pedro
Platão e as qualidades do filósofo (República VI 485e-487a)
Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Grupo de Filosofia da Universidade do Minho, Portugal

Em diversos locais do corpus (Men.88a; R.VI, 485e-487a; Ep.VII, 344ad), Platão enumera aquilo a que poderíamos chamar as “qualidades do filósofo”, os atributos e talentos necessários para se ser um “amigo da sabedoria”.
Caracteristicamente, trata-se da coragem, da temperança, da justiça, da perseverança, do espírito de sacrifício, da tenacidade, associados à boa memória e à facilidade em aprender.
O núcleo duro deste elenco, que se mantém sempre constante, inclusive (o que não é de somenos) na ordem pela qual surge apresentado no texto platônico, é um tanto surpreendente, especialmente quando consideradas as, aliás pouco numerosas, qualidades intelectuais requeridas, por contraste com as morais.
Por que motivo Platão selecciona estas qualidades e não outras, por que motivo as indica nesta sucessão, por que motivo não lhes acrescenta várias que aparentemente não destoariam neste lote, como a inteligência, a criatividade, a cultura, é o que não pode deixar de intrigar o leitor interessado dos diálogos.
Uma leitura atenta da passagem da República VI, se cotejada com a prática da investigação filosófica exemplificada por Sócrates neste diálogo e nos restantes em que a este personagem cabe o papel central, sobretudo do primeiro e segundo períodos, fornece uma chave para esclarecer estas questões, relacionando as “qualidades do filósofo” com as capacidades indispensáveis ao percurso do methodos filosófico tal como Platão o pensa, o exercício da dialéctica socrático-platónica.

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MOTTA, Guilherme Domingues da
O curso das epithymíai: uma investigação a partir de República, 485d
Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Católica de Petrópolis

No passo 485d da República, ao tratar das naturezas filosóficas, Sócrates estabelece que se os desejos (epithymíai) se inclinam fortemente para um objeto, se tornam mais fracos para o resto, como se fosse uma torrente desviada para aquele. Uma boa compreensão desse passo exige o seu cotejo com a afirmação feita em 580d, segundo a qual há três tipos de desejos (epithymíai) relacionados cada um com um dos três elementos constituintes da alma. É a partir dessa última passagem que se pode compreender melhor a concepção platônica sobre a alma, que está na base da afirmação de que os desejos podem ser desviados para diferentes objetos, a qual não parece permitir que se conclua que todos os tipos de desejo possam se dirigir a qualquer objeto, nem que o desejo seja proveniente de uma fonte única e, a partir dela, se dirija a diferentes objetos.

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MORAES AUGUSTO, Maria das Graças de
Megaloprépeia e demiourgía: o estatuto ‘artístico’ da filosofia
Professor Associado III de História da Filosofia Antiga no Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Em República, 487a e 490a, ao descrever a ‘natureza do filósofo’, Sócrates enfatizará um aspecto dessa natureza: a megaloprépeia. Ora, esse aspecto será assinalado em 495d, “philosophías tò akhíoma megaloprepésteron leípetai”, como sendo o elemento que a diferencia das demais tékhnai e estará no cerne da argumentação apresentada em 500d, que faz do filósofo um demiurgo "de sophrosýne, dikaiosýne e de toda a demotikè aretê ”.
Será, pois, tomando por base a relação estabelecida por Sócrates entre a megaloprépeia e a demiourgía que procuraremos demonstrar que, no contexto platônico, a philosophía será tratada como uma espécie de tékhne que redimensiona as diferentes espécies de sophía.

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PRADO, Germano Nogueira
O princípio e o limite da filosofia: da impossibilidade de dizer o Bem, em Platão
Doutorando em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Em República, VI, 506d, Sócrates é instado por Glaucon a fazer sobre o bem (agathós) uma exposição tal como a que foi feita a respeito da justiça (dikaiosýne) e do temperança (sophrosýne). Sócrates se esquiva, argumentando que: 1) uma exposição dessa natureza estaria além de suas forças, de tal modo que seu cuidado “desajeitado” a respeito de sua capacidade ou não para tal tarefa, e do caminho para levá-la a cabo, pode chegar a causar riso (506d); 2) o impulso que todos eles imprimiram à investigação até então estaria, por agora, aquém daquilo que Sócrates, ele próprio, concebe como bem (506e). Em vez disso, Sócrates passará a falar “indiretamente” disso que é o mégiston máthema (504e), em vista do qual a alma tudo faz, adivinhando-lhe o valor sem poder, todavia, chegar à certeza com relação ao seu ser (505e). No âmbito desse discurso que se esquiva se inserem a exposição do filho do Bem, o Sol, símile do pai; a linha dividida; a imagem da caverna.
O interesse da presente comunicação é interpretar o sentido da esquiva de Sócrates. Partimos da hipótese de que, não obstante o que possa parecer à primeira vista, com pode sugerir o duplo uso da partícula nyn (506e), não se trata de uma recusa momentânea a uma exposição do bem nele mesmo. Tratar-se-ia, antes, de uma esquiva necessária ao discurso filosófico, uma confissão de limite radicada na coisa mesma em causa, unicamente segundo a qual essa coisa se mostra nela mesma. epékheina tês ousías (509b), o bem é o princípio transcendente do ser, da verdade e do conhecer e, nisso, o limite em que o discurso (e, em geral, toda possibilidade da alma) alcança seu fim – tanto no sentido de que é no bem, em última instância, que o discurso se realiza em seu ser, quanto no sentido de que o discurso deve reconhecer sua incapacidade para apreender e determinar o que é o bem, para assim compreendê-lo e dá-lo a ver nele mesmo. Diante do bem, a filosofia só é capaz de aproximações, Imagens, e seu método é constituí-las a cada vez em diálogo com os que filosofam, isto é, com aqueles amigos para os quais o bem se fez causa de pensamento. Testemunho disso é o Sócrates “insatisfeito” sempre pronto a retomar a investigação desde o princípio – ou a nos oferecer, à falta (necessária) de determinação cabal e para dar lugar ao enigma da coisa, uma imagem, um mythos. Nesse sentido, talvez a República e, quiçá, os diálogos mesmos não seriam senão imagens, caminhos de aproximação singulares à mesma causa do pensar – para a qual o discurso da República reservou, não à toa, a palavra “bem”.

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RIBEIRO, Adriano Machado
A dualidade do sofista no livro VI da República
Professor Doutor de Língua e Literatura Grega no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

O início do livro VI da República contrapõe o conhecimento dos que sabem o que é o justo e as demais virtudes ao dos que vagueiam na multiplicidade. Afirma-se a necessidade de os guardiães se dedicarem ao conhecer, visto esta separe os possuidores da visão dos que estão cegados. Para tanto, salienta-se a phýsis e a paidéia como ponto de partida e de manutenção do conhecimento do verdadeiro. A natureza filosófica se dedica, assim, ao amor da verdade, mantendo a inteireza da alma pelo prazer do eterno.
Nesse sentido, há uma série de requisitos que distinguem aqueles que são capazes de possuí-lo. Adimanto, no entanto, retomando o procedimento antilógico apresentado no livro II, explicita o preconceito contra a filosofia que qualquer ouvinte de Sócrates poderia objetar, destacando que, mesmo que Sócrates os silenciasse em “logos” pela perícia argumentativa e habilidade no dialogar, esta manter-se-ia em “érgon”, dada a imperícia que caracterizaria o filósofo. Sócrates, retomando tal dóxa e a compondo comparativamente ao comando de um navio cujo comandante que detém a arte de navegação é destituído do comando pelos marinheiros, explicita a correção da ação do filósofo no equívoco de tal dóxa. Na sequência, Sócrates, depois de reiterar a natureza e as características do filósofo, expõe o modo pelo qual tal natureza se se corrompe. As melhores naturezas, por um lado, são as que podem se tornar as piores, quando, por outro, são mal educadas. A responsabilidade de tal educação corrompedora é apresentada por Sócrates como trabalho dos sofistas. Estes são modelados por ele com contornos bastante específicos que, inclusive, distingue-os em duas espécies.
O objetivo deste trabalho é apresentar as implicações de tal diferenciação efetuada por Sócrates a partir de 492 a-b, pois a fala de Sócrates parece implicar uma crítica que aponta a ação sob democracia como mais nociva e deletéria do que a prática particular de educação dos sofistas conforme são eles descritos na Apologia, ou seja, como professores remunerados e estrangeiros.

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SANTA CRUZ, Maria Isabel
Sobre el concepto platônico de pístis
Professora Catedrática de História de la Filosofía Antigua en la Faculdad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires e Investigadora en el CONICET, Argentina

En la sección final de República VI, en el segmento inferior de la línea dividida, la pístis aparece como una modalidad de la dóxa, cuyo objeto son los seres vivos y los objetos artificiales, diferenciada de la eikasía, cuyo objeto son las sombras y reflejos. En esta comunicación interesa comparar la caracterización y función de la pístis en República con la que aparece en otros diálogos, en particular en Gorgias y Menón. Se tratará de mostrar que en Gorgias, a diferencia de República, Platón contrapone la epistéme a la pístis, y no a la dóxa, seguramente porque en el contexto de ese diálogo le interesa marcar la fuerte relación entre pístis y peithó, entre convicción y persuasión, mientras que en República, diálogo en que está presente ya la teoría de las Ideas, el interés principal radica en la caracterización de modos de saber en relación con tipos de objetos. Por otra parte, se examinará hasta qué punto el concepto de dóxa que está en juego en Menón responde a la concepción de la dóxa en República VI y de la pístis en Gorgias.

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TULLI, Mauro
L’ agathos zographos, il filosofo quale pittore
Professore Ordinario di Letteratura Greca presso la Facultà di Lettere e Filosofia dell’Universitá di Pisa, Italia.

Platone, con il III e con il X libro della Repubblica, giunge al rifiuto della mimesis. L'autore con la mimesis non è più rintracciabile, suggerisce maschere pericolose per la paideia, è da bandire dalla polis, perché apre le scene al male (392 c-398 b). Non ha un sapere, indica un panorama di pallide ombre. Per duplice distanza dall'aletheia, nutre di pathos l'anima irascibile, rievoca phantasmata, un'apparenza ingannevole (595 a-608 b). Ma il rifiuto della mimesis è certo superabile. Da tempo la critica osserva che Platone, con il V libro della Repubblica, scopre nella mimesis lo strumento capace di rendere la decisiva luce dell'aletheia. Certo non è da bandire dalla polis l'agathos zographos, che nella mimesis trova il rapporto con il paradigma, con la condizione degli dei (471 c-473 b). Un risultato della mimesis è qui la produzione letteraria che Platone offre, la trama della Repubblica, fedele rispecchiamento di un sapere, il sapere sulla polis. Ma l'agathos zographos ha subito dopo, con il VI libro della Repubblica, un volto concreto: è il filosofo che procede in funzione della paideia (484 a-485 a). Per la consuetudine con il paradigma, to physei dikaion kai kalon kai sophron, il filosofo ne garantisce sempre il rapporto con l'immagine relativa (500 b-502 a). Un rapporto che non è difficile accostare al canone dell'orthotes che Platone, con il II libro delle Leggi, auspica (667 b-668 c).
Ma perché prima e al termine, per il III e per il X libro della Repubblica, il rifiuto della mimesis? Platone, con il V e con il VI libro della Repubblica, richiama per la mimesis l'agathos zographos, il filosofo, invece, con il III e con il X libro della Repubblica, osserva per la mimesis il testo di Omero e la tragedia. Non è minima la distanza fra la Repubblica e l'Iliade o l'Odissea, fra la Repubblica e l’Edipo Re o l’Ippolito. Certo Platone, con il V e con il VI libro della Repubblica, ne suggerisce la ragione: il sapere. Questo è il discrimine, il sapere, non la forza della mimesis, naturale, inevitabile strumento per la produzione letteraria. Dalla mimesis deriva un risultato da favorire, utile per la paideia, se l'autore ha un sapere, se nella mimesis obbedisce al canone dell’orthotes.

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