VI Colóquio
Platônico O Pragma - Programa de Estudos em Filosofia Antiga, fundado em 1985, junto ao Departamento de Filosofia da UFRJ, vem contribuindo, ao longo desses 26 anos, para o amadurecimento dos estudos em Filosofia Antiga no Brasil, seja pela organização de Seminários, Simpósios e Colóquios, reunindo e criando espaços para a discussão das diferentes pesquisas desenvolvidas em nosso meio acadêmico, seja pela publicação da revista Kléos, desde 1997, dedicada ao pensamento antigo, e, também, pela orientação de um número expressivo de dissertações de mestrado e teses de doutorado, cujos autores estão hoje, em sua maioria, integrados como professores em diferentes Departamentos de Filosofia e Letras Clássicas de Universidades brasileiras. O VI Colóquio Platônico, dedicado ao Livro VI da República, é o sexto encontro de especialistas no texto de Platão, que se reúnem em Colóquios anuais dedicados a cada um dos dez livros que compõem este diálogo. Os Seminários, Simpósios e Colóquios organizados pelo Pragma têm dado ênfase à pesquisa stricto sensu em Filosofia Antiga, sem, entretanto, negligenciar a perspectiva interdisciplinar que envolve muitos de seus temas principais, procurando, sempre que possível, articular a análise do texto antigo com a produção intelectual contemporânea a ele relacionada, e seus vínculos com a tradição filosófica ocidental. Por essa razão, o texto da República será discutido tanto por especialistas em filosofia, quanto por filólogos, de modo a enfatizar os matizes específicos do texto platônico e as relações entre a crítica textual e a análise filosófica. Os cinco Colóquios anteriores, onde foram discutidos os Livros I, II, III, IV e V da República, foram realizados em 2004, no Rio de Janeiro e em 2006, 2007, 2008, 2010 em Itatiaia. O VI Colóquio, do mesmo modo que os anteriores, reúne especialistas de universidades europeias, latino-americanas e nacionais, e doutorandos das mencionadas universidades que ora elaboram teses sobre a República sob a orientação de professores participantes |
||