As Artes do Discurso
no pensamento antigo


O III Colóquio PRAGMA-CECH: As Artes do Discurso e o II Seminário PRAGMA-CECH resultam do Acordo de Cooperação Acadêmica e Intercâmbio Técnico, celebrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com a Universidade de Coimbra, no âmbito do Termo Aditivo assinado, em 2011, pelos dois grupos de pesquisa, coordenados pelas Profas. Maria das Graças de Moraes Augusto, da UFRJ, e Maria de Fátima Silva, da UC.

Dentre os objetivos gerais ali previstos, além do trabalho conjunto de análise e produção para a Língua Portuguesa de textos gregos e latinos antigos, estruturou-se também um programa conjunto de pesquisas envolvendo o estudo das relações entre os diferentes discursos surgidos na Antiguidade Clássica, não só no que diz respeito à sua diversidade, mas, também, na sua reciprocidade e no âmbito dos instrumentos e objetos conceituais que lhes são próprios, o que implicou em dois adendos a esse programa de pesquisa que delimitaram, por um lado, uma investigação acerca da recepção da Tradição Clássica no Brasil e em Portugal, demarcando elementos comuns e formadores nos dois contextos culturais, e, por outro, a elaboração de instrumentos de pesquisa visando o alargamento de discussões em torno da herança clássica em Língua Portuguesa.

Foi assim que, em setembro de 2012, foi realizado, no IFCS da UFRJ, Rio de Janeiro, o I Colóquio PRAGMA-CECH, dedicado ao tema: Politeía e Utopia no Pensamento Antigo, com a participação de pesquisadores do CECH, do PRAGMA, e de três doutorandos envolvidos em suas teses com o tema do colóquio, bem como, foi publicada parte dos trabalhos apresentados neste Colóquio na revista Kléos, v. 16-17, 2012-2013; ambos com o apoio da FAPERJ e da CAPES.

Em maio de 2013, foi realizado, na FLUC da UC, em Coimbra, o II Colóquio PRAGMA-CECH: A Recepção dos Clássicos em Portugal e no Brasil, com a participação de pesquisadores do PRAGMA. Os trabalhos então apresentados estão sendo publicados pelo CECH/Imprensa da Universidade de Coimbra, em um volume organizado pelas Profas. Maria de Fátima Silva e Maria das Graças de Moraes Augusto, e será lançado no III Colóquio PRAGMA-CECH.

Dando sequência aos projetos contidos no Aditivo PRAGMA-CECH, o III Colóquio propõe discussões envolvendo a “arte do lógos” no pensamento antigo, em suas variantes filosóficas, poéticas, historiográficas, bem como sua distenção e presença marcante na construção do processo reflexivo ocidental, através da presença dos clássicos nos diferentes discursos que marcam este processo.

Por outro lado, a escolha do Campus Cultural da UFMG em Tiradentes para receber o III Colóquio pretende alargar os temas pertinentes à pesquisa conjunta entre os dois grupos envolvendo a recepção da Tradição Clássica no Brasil e em Portugal, com a integração dos pesquisadores do NEAM da UFMG, que, também, participam do PRAGMA e com os quais vêm sendo desenvolvidos projetos comuns de pesquisa, tanto no âmbito estrito dos Estudos Clássicos, quanto no que diz respeito a presença da Tradição Clássica no Brasil.

Desse modo, a escolha do Campus Cultural da UFMG em Tiradentes, com seus projetos envolvendo a organização de uma Biblioteca com um acervo especializado nos séculos XVIII e XIX, para receber o III Colóquio visa não só alargar os vínculos de pesquisa entre os três grupos, mas, também, implementar os laços históricos que unem o Rio de Janeiro à Inconfidência Mineira e ao processo de formação intelectual e cultural do Brasil nos séculos XVIII e XIX, mediados, evidentemente, pela política e pela cultura portuguesa do referido período.